5 passos inteligentes para manter o orçamento pessoal em ordem
adm_z4_digital
25 de agosto de 2022
Cuidar das finanças é uma responsabilidade que, muitas vezes, achamos que está acima de nossas forças. Pudera! Vivemos em uma era dominada pelo poder do consumismo. Para evitar fazer compras desnecessárias, muitas pessoas evitam sair de casa para não se sentir atraídas por alguma “oferta imperdível”.
Mas o descontrole financeiro pode acontecer dentro de casa mesmo, se não houver equilíbrio no consumo de certos recursos, como luz e água.
Por esse motivo, preparamos um pequeno guia para você manter seu orçamento pessoal em ordem e garantir o poder de compra. Confira os 5 passos a seguir!
1. Reduza os gastos
Existem muitas despesas no orçamento doméstico, algumas são mesmo inevitáveis. Mas, ainda assim, é possível reduzir gastos com elas, moderando o consumo de água, luz, telefone, internet, compras de supermercado, gastos com material escolar e combustível.
Tudo o que for realmente “dinheiro jogado fora” corte definitivamente (compras recorrentes com roupas e calçados, por exemplo). Procure formas de entretenimento mais acessíveis. Evite os desperdícios.
Aplique a estratégia Just In Time em sua casa e só compre novos itens de consumo quando se fizerem realmente necessários. Na hora de comprar um eletrodoméstico, escolha os que apresentam eficiência energética.
2. Tenha sempre uma reserva financeira
O consumidor previdente não deixa de manter uma reserva financeira para suprir imprevistos e necessidades de última hora, bem como para comprar um bem e aumentar o patrimônio.
Se quiser, poderá guardar dinheiro na poupança, cuja rentabilidade é baixa, mas ainda é segura. Contudo, houve momentos em que a inflação foi tão elevada que os juros da poupança não foram suficientes para manter o poder de compra do consumidor.
Uma boa opção é entrar em um consórcio específico, de veículos, imóveis, equipamentos elétricos, serviços e outras coisas.
A vantagem em guardar dinheiro por meio de consórcio é que a pessoa fica mais disciplinada e não corre o risco de mexer na reserva antes do tempo.
Durante todo o tempo em que durar o consórcio, seu poder de compra estará assegurado para comprar o bem que almeja (certeza que você não possui se guardar o dinheiro em casa).
3. Evite as tentadoras compras a prazo
Hoje, podemos financiar praticamente tudo: desde a compra de um sorvete até a compra de um apartamento de luxo. Compras no cartão de crédito são compras financiadas que, por facilitarem o acesso a diferentes produtos, são frequentemente efetuadas.
Em alguns momentos, as compras parceladas podem realmente ajudar. No entanto, é preciso selecionar bem o que se vai comprar. Quanto mais longo o prazo, mais elevada será a taxa de juros.
Os financiamentos de veículos costumam envolver juros tão altos que o consumidor acaba se perdendo nos números e deixando de pagar — além de que essas compras oneram bastante a renda do consumidor e podem afogá-lo em um verdadeiro mar de dívidas.
4. Pague em dia suas contas
Se você sofre do mal do esquecimento e acaba atrasando seus pagamentos, é preciso corrigir urgentemente essa falha. Pode encarregar uma pessoa da família desses pagamentos para evitar atrasos, cortes dos serviços fundamentais e a incidência de juros e multas.
Pode usar um sistema de gestão automatizado ou um aplicativo de finanças para fazer alertas sobre as datas de vencimento das contas e faturas. Também pode automatizar o pagamento em sua conta corrente.
5. Calcule os gastos conforme sua renda e fique alerta ao poder de compra
Procure ter bem definido o valor de sua renda. Para profissionais autônomos, que não possuem salário definido, pode ser uma tarefa mais difícil, mas necessária. Todas as suas despesas fixas e gastos em geral devem ser feitos respeitando os limites de sua renda.
Considere também a importância do poder de compra. Por exemplo, se os preços dos produtos que você compra passam por um considerável aumento, mas seu salário permanece o mesmo, isso significa que seu poder de compra diminuiu, ou seja, é preciso uma revisão financeira para continuar adequando seus gastos à sua renda.
Já segue esses passos para manter seu orçamento organizado? Como anda o seu poder de compra? Faça seu comentário e enriqueça este post!
Error: No feed found.
Please go to the Instagram Feed settings page to create a feed.