Posso fazer a transferência do meu contrato de consórcio para outra pessoa?

adm_z4_digital
25 de agosto de 2022

Mulher assina o contrato do consórcio

Consorciado faz a transferência do contrato de consórcio para outra pessoa

Imprevistos e mudanças de planos acontecem o tempo todo, por isso, a flexibilidade do sistema de consórcio permite ao consorciado a transferência da cota para outra pessoa.

Não importa o motivo ou a necessidade da negociação, basta o consorciado seguir algumas recomendações para possibilitar a venda da sua cota ou do seu bem contemplado.

Ciente que a opção de venda de cota geralmente causa dúvidas e até insegurança, tanto para o consorciado como para o comprador, o Consórcio Canopus separou algumas dicas para assegurar um ótimo negócio para as duas partes.

Ao transferir seu contrato, você passará todos os seus direitos e obrigações ao novo titular. Sendo assim, analise todas as possibilidades, se assegurando de que a negociação seja saudável ou não exista nenhuma outra solução, senão a venda.

Observe as possibilidades:

– se há dificuldades no pagamento, a administradora de consórcios pode reduzir o valor do seu crédito, diminuindo o valor das prestações;

– se o objetivo é outro e você deseja adquirir outro bem ou serviço de maior valor, a administradora pode aumentar o valor do seu crédito.

Contrato de consórcio

Confira várias vezes o contrato. Observe se a transferência de cota está prevista e quais as condições, como por exemplo, o pagamento das taxas.

Em geral, a transferência é permitida para cota contemplada ou não contemplada.

– Não contemplada – cabe à administradora analisar financeiramente o novo titular.

– Contemplada – além da capacidade financeira, a administradora solicita garantias.

Venda da cota

A venda da cota pode ser feita pelo consorciado. Se for realizar a venda diretamente, o consorciado deve ter atenção redobrada ao fornecer informações pessoais ou de identificação (como número do grupo e da cota). O melhor é optar por informar os dados gerais do consórcio e cota, como por exemplo, regulamento do grupo, percentuais já pagos e saldo devedor.

Por segurança, os dados restritos devem ser fornecidos apenas à sede ou filial da administradora.

Importante: é de responsabilidade da administradora de consórcio a aprovação da transferência, com base da análise financeira e das garantias (no caso de cota contemplada) do novo titular. Logo, antes de aceitar qualquer pagamento, aguarde a confirmação da empresa.

E para finalizar, é recomendável que haja um contrato à parte com o comprador da cota, registrando o que foi acordado, como valores, forma e data de pagamento.

Negocie a cota

Para definir o valor da venda, considere não apenas o percentual do preço do bem ou serviço pago até o momento, como também seu valor atual.  Caso o crédito tenha sido corrigido nesse período, o valor de mercado da sua cota poderá ser maior do que a quantia que você pagou por ela. Dessa forma, você terá mais flexibilidade na negociação.

Transferência e desistência 

O consorciado que desistir de uma cota de consórcio está sujeito às penalidades de quebra de contrato. Ele deverá aguardar a contemplação por sorteio para restituir a quantia paga referente ao fundo comum.

A transferência do contrato de consórcio, apesar de também estar sujeito à cobrança de taxa, caso esteja prevista em contrato, é uma boa opção para reaver o valor pago com mais agilidade.

 

Instagram Canopus
This error message is only visible to WordPress admins

Error: No feed found.

Please go to the Instagram Feed settings page to create a feed.