Saiba como fazer a higienização do carro em tempo de Coronavírus

Redação Canopus
25 de agosto de 2022

 recomendação é uma só! Fique em casa para evitar o contágio com o coronavírus. Mas, se o deslocamento for inevitável, é importante saber como se proteger dentro do carro também.

O carro é uma extensão da nossa casa, inclusive com os mesmos grupos de bactérias e vírus que circulam na família.

Assim, como é recomendado não receber ninguém em casa, a regra vale para o carro também. Ou seja, evitar dar e pegar carona.

Consórcio Canopus tem planos de consórcio que cabem no seu bolso. Acesse www.loja.consorciocanopus.com.br e faça um simulação do carro do seu desejo.

Fique bem informado, agora, sobre como se proteger e fazer a higienização correta do seu carro.

Veja as dicas

– A higienização do carro deve ser feita todas as vezes que for entrar no veículo com água e sabão neutro. Evite o álcool gel 70%, pois ele pode danificar as peças do carro.

Uma saída é usar um borrifador pequeno, com a mistura de água e sabão. Use para umedecer todo o painel do veículo, inclusive a tela da central multimídia.

Em seguida, com um pano macio de microfibra deve-se esfregar bem tudo. O vírus também não resiste ao atrito com o pano.

–  Primeiro, limpe suas mãos e, depois, faça a higienização da maçaneta interna da porta, o volante e o câmbio.

– Deixou o carro com o manobrista? A orientação é a mesma. Antes de iniciar a viagem, esfregue bem volante, painel, manopla de câmbio, maçanetas internas e externas, além dos assentos.

Evite também produtos de limpeza à base de amônia nas telas e painéis. Estes podem comprometer o funcionamento dos aparelhos.

– O risco de contágio é maior se alguém com gripe tossir ou espirrar no carro, uma vez que o coronavírus é dissipado principalmente pelas gotículas de saliva. Neste caso, o ideal é limpar, também com água e sabão neutro, as áreas afetadas. Os botões de comando ou as alavancas de seta e faróis também são importantes. Na falta do sabão neutro, álcool líquido 70%, e não em gel, também funciona muito bem.

Hidratação

– Para não desgastar o couro do carro, nestes tempos em que a limpeza precisa ser mais assídua, uma boa hidratação é bem-vinda. Há produtos específicos no mercado.  O couro também pode ser limpo com álcool líquido, mas,  o melhor é usar sabão em barra e água para a limpeza de manchas e derramamentos. Essa solução não costuma danificar o couro.

– Se o estofamento do carro for de tecido sintético, o melhor é usar mesmo água e sabão. Mas é muito importante, neste caso, é preparar uma mistura que não faça espuma, porque ela deixará os bancos umedecidos por um bom tempo, o que vai colaborar com o desenvolvimento dos fungos.

Limpeza do ar-condicionado

Aquela velha briga entre ar-condicionado ou janela aberta deve ser suspensa, ao menos temporariamente, durante as semanas mais agudas de contágio do vírus. Prefira manter o interior do carro arejado e com o ar externo circulando.

Por falar em ar-condicionado, é muito importante lembrar que independente da pandemia, a limpeza dos filtros deve ser feita a cada seis meses. Outra dica útil para eliminar os microrganismos que ficam no duto do ar-condicionado, perto das saídas de ar. Cinco minutos antes de chegar em casa, ligue o ar quente na potência máxima. Isso vai dar uma boa higienizada no sistema.

Bater os tapetes todo os dias é outra medida que deve ser adotada. Restos de comida, suor, sujeiras podem embolorar, juntar bactérias e fungos e até formigas e baratas. Aspirar, limpar, e pensar em higienização profissional, também é interessante.

Higienização profissional

Além desses cuidados, você pode optar por uma higienização do seu carro e moto profissional.  O processo é bem mais complexo. Uma higienização evita que o seu veículo seja alvo de fungos e bactérias que, comprometem a performance do carro.

Ela deve ser feita por profissionais qualificados que vão desmontar algumas partes do seu carro e tenham à disposição bons equipamentos para limpeza.

Na primeira parte desse processo, o profissional retira os bancos, carpete e o estepe do carro. Ele aplica um produto com propriedade para eliminar germes e faz uma limpeza profunda em partes como o porta-luvas e porta-objetos, que nem sempre passam por uma limpeza profunda no processo de lavagem rotineira do veículo.

Depois disso, o profissional utiliza o extrator, um tipo de aspirador que funciona em altas temperaturas, podendo chegar a até 180ºC. O objetivo do extrator é tirar toda a umidade do produto utilizado para acabar com fungos e bactérias.

Período da higienização

O processo de higienização automotiva pode levar até 8 horas. O recomendado é realizar pelo menos uma ou duas vezes por ano, para evitar que você ou qualquer pessoa que ande no seu veículo seja contaminado por alguma doença.

Além disso, com a higienização, você garante que os motores e as partes mais complicadas de limpar do seu carro deixem de atrair fungos e bactérias que podem ser prejudiciais.

Fonte: Hyundai

Agora que você leu este post, que tal saber mais sobre consórcio de carros. O Consórcio Canopus ajuda você neste momento.

Instagram Canopus
This error message is only visible to WordPress admins

Error: No feed found.

Please go to the Instagram Feed settings page to create a feed.