Saiba como transferir seu consórcio em 4 passos

adm_z4_digital
25 de agosto de 2022

Entrou em um consórcio e está sentindo dificuldades para continuar arcando com as parcelas? Uma ideia pode vir muito a calhar: já pensou em trocar a sua carta de crédito?

Muitas vezes, a pessoa entra em um consórcio, mas depois de algum tempo sente que as parcelas estão muito pesadas para seu orçamento. Isso acontece porque os processos mudam ao longo do tempo, e nós não temos tanto controle sobre isso.

A pessoa pode ficar desempregada ou ter mais um filho para alimentar, por exemplo.

Se trocar a carta por outra de menor valor também não resolve seu problema, o jeito é vender sua cota. Quer saber mais sobre o assunto? Entenda como transferir seu consórcio em apenas 4 passos!

1. Fale com a administradora

Primeiramente, entre em contato com a administradora e relate sua situação. Conte o que está se passando e o que deseja fazer. A administradora pode sugerir a troca da carta de crédito. Caso não seja uma solução, ela poderá encontrar um comprador para sua cota. Não são todas as administradoras que fazem isso, mas existem algumas que prestam esse serviço.

Cada administradora pode ter suas próprias regras de transferência. Por isso, é importante que você releia todo o contrato de adesão (que foi assinado para entrar no consórcio) e se tiver alguma dúvida, procure esclarecimentos junto à administradora antes mesmo de procurar um comprador — assim evitará possíveis transtornos.

No caso de a própria administradora procurar um comprador, todo o processo de transferência ficará mais fácil e mais rápido.

2. Verifique qual o valor de venda da carta

É preciso tomar muito cuidado na hora de transferir seu consórcio para não ter prejuízos. Talvez a administradora possa te ajudar a fazer os cálculos exatos.

Você deve calcular o valor que já foi pago e o saldo devedor. O saldo devedor deverá ser assumido pelo novo consorciado, aquele que adquirir sua cota.

Não esqueça de incluir no preço de venda os reajustes que você pagou, caso contrário terá prejuízos. Procure ser honesto e defina o valor de venda da cota juntamente com o comprador. Não seja tão inflexível, nem seja flexível demais. Lembre-se de que se você está precisando de dinheiro, o melhor é negociar com bom senso e sobriedade. É natural que você, de algum modo, tenha alguma perda.

3. Faça um contrato com o comprador

Para transferir seu consórcio com mais segurança, recomenda-se fazer um contrato à parte com o comprador. Existe o contrato oficial, que é de responsabilidade da administradora, ou seja, ela realizará a transferência da cota por meio de um documento elaborado pela equipe dela.

Convém, no entanto, que você tenha seu próprio contrato particular com o novo consorciado. Nesse contrato, devem estar registradas as condições de compra/venda, os valores, a forma de pagamento e outros pontos que sejam relevantes.

Esse contrato particular deve ser assinado por você e pelo comprador e também deve ser registrado em cartório para garantir sua validade.

4. Reúna os documentos necessários para transferir seu consórcio

Como sempre, a documentação é um importante elemento da negociação. A transferência de cota de consórcio requer documentos que podem variar de acordo com a administradora. O comprador também precisará apresentar seus documentos e, se for o caso, dar garantias.

Fique ciente de que a transferência só acontecerá se a administradora aprovar o candidato a novo consorciado. Ela fará uma avaliação de seu perfil para confirmar se ele realmente poderá arcar com o saldo devedor do consórcio. Por isso, não receba nenhum pagamento dele antes da decisão da administradora.

Está pensando em transferir seu consórcio? Já pensou bem sobre sua decisão? Já conversou com a administradora? Não faça nada de forma precipitada! Para finalizar, deixe seu comentário! Sua opinião é muito importante para o blog!

Instagram Canopus
This error message is only visible to WordPress admins

Error: No feed found.

Please go to the Instagram Feed settings page to create a feed.