Receba dicas grátis!

Comprou a cota de consórcio do seu carro? Agora entenda a contemplação

Agora que você adquiriu uma cota do Consórcio Canopus para a compra do seu carro novo, é hora de falar da contemplação do seu bem.

A contemplação acontece nos consórcios durante as assembleias. Quando contemplado, o consorciado terá direito de utilizar o crédito para a aquisição do carro.

Com a carta de crédito, é possível negociar com o vendedor até um preço mais acessível para aquele bem, pois a administradora do consórcio efetua o pagamento à vista.

Por serem peças-chaves no andamento do consórcio, é importante conhecer mais sobre como funciona a assembleia de consórcio. Acompanhe neste post as informações sobre as assembleias do Consórcio Canopus!

O que é a assembleia de consórcio

A assembleia de consórcio é uma reunião dos consorciados, ou seja, um encontro criado para que os membros do grupo fiquem sabendo como anda o negócio e para a realização dos sorteios e/ou lances.

Nesse caso, a assembleia é chamada de ordinária e acontece todos os meses. Ordinária porque é a reunião comum de todos os consórcios.

A primeira assembleia acontece quando o número mínimo de consorciados adere ao grupo. É feito o primeiro sorteio e o primeiro lance. Depois, sua frequência passa a ser mensal.

Por esse motivo, a Assembleia Ordinária também é chamada de Assembleia de Contemplação.

Como funciona os sorteios

Os sorteios são realizados a partir do número de cota de cada consorciado, seguindo o modelo usado pela Loteria Federal. O número de cada cota é chamado  de pedra-chave. Um consorciado poderá ter mais de uma cota se puder pagar todas as parcelas referentes a elas.

A vantagem dos sorteios é que cada consorciado poderá participar em condições de igualdade com os outros — ou seja, as chances são as mesmas para todos. O único requisito que se exige para participar dos sorteios é que a pessoa esteja com suas parcelas em dia.

Veja o que são os lances

No caso dos lances, a situação é outra. O consorciado não tem a obrigação de participar deles. Somente os que tiverem condições de ofertar lances e os que quiserem concorrer.

Os lances costumam ser livres ou fixos. No lance livre, os consorciados têm liberdade de oferecer o valor que quiserem, respeitando o valor do lance mínimo.

No lance fixo, a administradora define um percentual sobre o valor da carta de crédito como requisito para a participação: por exemplo, 45% do valor do do carro. Apenas os que oferecerem esse percentual estarão concorrendo a essa modalidade de lance. Geralmente, esses consorciados participam de um novo sorteio.

Os lances embutidos ou facilitados são aqueles em que o participante oferece um percentual de sua própria carta como lance (por exemplo, 30%). O lance embutido pode ser oferecido sozinho ou como complemento para um lance livre ou lance fixo. Esse percentual será descontado da carta de crédito se o consorciado for ganhador (no exemplo citado, ele receberá uma carta de crédito com um desconto de 30%).

 Como é feita a assembleia do Consórcio Canopus

Todas as ASSEMBLEIAS são transmitidas ao vivo, em tempo real, para o acompanhamento dos seus clientes através da internet. E ficam gravadas e disponíveis para todos os interessados nas redes sociais, no site institucional e no YOUTUBE.

SORTEIO O sorteio é realizado mediante bolas numeradas dentro de globos, dos quais é extraído um número que é denominado de PEDRA-CHAVE. A pedra-chave sorteada indicará o selecionado para contemplação por sorteio

O que pensa sobre a assembleia de consórcio? Está participando de algum consórcio? Faça um comentário aqui no blog.

Consórcio Canopus

Adicionar comentário