O que é consórcio? Veja como funciona e as vantagens

blogcanopus

blogcanopus
4 de maio de 2022

o que é consórcioDepender dos fatores econômicos para ter um patrimônio seguro e durável nem sempre é a melhor opção. Por isso, há 60 anos, os brasileiros elegeram o consórcio como a opção mais vantajosa para comprar bens e serviços. Mas você sabe o que é consórcio e como ele funciona?

Ele se torna mais vantajoso do que o financiamento, já que não tem juros. Agora, acompanhe neste artigo tudo o que você precisa saber sobre o consórcio e como fazer para participar.

O que é consórcio?

De forma bem simples o consórcio é definido como um grupo de pessoas que se juntam para comprar um produto, seja ele um bem móvel, imóvel ou serviço. Todo mês, os participantes deste grupo pagam um valor, formando uma poupança comum a todos. Além disso, mensalmente, é feito um sorteio para definir quem poderá pegar o valor do bem definido.

Quem organiza o consórcio?

A organização desses grupos é feita por uma administradora de consórcio, que deve ser regulamentada pelo Banco Central do Brasil. Portanto, ela cumpre com as regras e garante o funcionamento correto até a contemplação de todos os participantes.

Como ele funciona?

As administradoras formam grupos com pessoas que possuem um interesse em comum, seja comprar um carro, um caminhão, um imóvel. Os integrantes, chamados de consorciados ou cotistas, recebem um número da sorte (denominada “pedra-chave’) que vai representá-los nos sorteios mensais.

Os sorteios levam o nome de assembleias, com uma data e horário escolhidos e informados a todos que vão participar. Em suma, a pessoa escolhida na assembleia será contemplado com uma “carta de crédito” no valor do bem desejado.

Como é o valor da parcela?

Os consorciados pagam pelo bem desejado de forma parcelada, de acordo com o número de vezes escolhido no contrato. Não existe juros, mas o valor da parcela dependerá do produto e dos possíveis reajustes de índices importantes que poderá ter durante o período do grupo. Desta forma, garante o poder de compra de todos, evitando a depreciação do bem.

Como é o sorteio no consórcio?

No dia e horário marcado para a assembleia, a administradora de consórcio faz o sorteio e define a pedra-chave que vai contemplar um integrante do grupo. Isso pode ocorrer em um local próprio ou pela loteria federal.

Quando o número for de um cotista que estiver adimplente, ou seja, com as parcelas em dia, ele será contemplado. Assim terá direito a receber o valor do bem, em forma de carta de crédito. Também é possível ser contemplado por meio de lances. Veja mais no próximo item.

O que é lance e como ofertar?

O lance é quanto o cotista antecipa o pagamento de parcelas e, assim, tem mais chances de contemplação sem precisar do sorteio. Cada administradora pode definir as formas de lance que podem ser:

  • Fixo – um valor determinado de parcelas, definido o contemplado pelo sorteio da pedra-chave;
  • Livre – em que é considerado contemplado quem antecipar o maior número de parcelas;
  • Embutido – quando o valor ofertado usa uma parte da carta de crédito.

As administradoras de consórcio podem criar outras formas de lance, que vão variar conforme o saldo de dinheiro disponível do grupo. Quanto mais saudável for o grupo, mais participantes podem ser contemplados.

Como usar a carta de crédito?

O participante contemplado por sorteio ou lance tem direito a usar a carta de crédito para comprar o seu bem ou serviço, tendo a possibilidade de negociar o preço à vista. Além disso, ele pode pagar outros gastos referente à compra como por exemplo documentação, acessórios e outros encargos.

O cotista precisa ficar atento ao contrato da administradora do consórcio no caso de alienação do bem. Ou seja, quando ainda não quitou todas as parcelas. Isso porque pode ser necessário o processo de alienação em veículos e imóveis até o pagamento integral das parcelas e também a análise de crédito para liberar o dinheiro.

Consórcio é investimento!

Diferente de outras formas de linhas de crédito, o consórcio não cobra juros nem entrada. A compra do bem é feita com planejamento e, após a contemplação, o participante tem o dinheiro na mão para negociar o pagamento do produto ou serviço.

O Consórcio Canopus tem mais de 20 anos de história e tem o maior número de contemplações do mercado. Se você busca um consórcio para realizar suas conquistas, entre em contato com a nossa equipe!

Instagram Canopus
This error message is only visible to WordPress admins

Error: No feed found.

Please go to the Instagram Feed settings page to create a feed.