Receba dicas grátis!

Instituto Canopus participa do Outubro Rosa e do Novembro Azul

Outubro Rosa e Novembro Azul

Instituto Canopus e o Consórcio Canopus integram os movimentos Outubro Rosa e Novembro Azul

O Instituto Canopus, em parceria com o Consórcio Canopus, participa mais um ano do movimento internacional Outubro Rosa e do Novembro Azul, que conscientizam para a importância da prevenção ao câncer de mama e de próstata.

A cada cota vendida para as mulheres, em outubro e, para homens, em novembro, um percentual será revertido como doação ao Hospital do Câncer de Mato Grosso.  Além desta ação, também são vendidas camisetas e arrecadados alimentos para o hospital.

Outubro Rosa

O movimento Outubro Rosa para o controle do câncer de mama, foi criado no início da década de 1990 pela Fundação Susan G. Komen for the Cure.

A data é celebrada anualmente, com o objetivo de compartilhar informações e promover a conscientização sobre a doença, proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento, além de contribuir para a redução da mortalidade.

Novembro Azul

Já o Novembro Azul foi criado em 2011, para conscientizar sobre a importância do homem cuidar da sua saúde, em especial à prevenção precoce do câncer de próstata.

O Instituto Canopus e o Consórcio Canopus propõem uma reflexão sobre a responsabilidade de cada um de nós no diagnóstico precoce e controle desta doença nas mulheres e nos homens, que afeta tanto o paciente, como sua família, interrompendo o caminho para muitas conquistas, explica a gerente do Instituto Herika Brino Lima.

“Entendemos a importância do tratamento preventivo destas doenças e do trabalho realizado pelo Hospital do Câncer. Durante as campanhas – Outubro Rosa e Novembro Azul -, trabalhamos com a conscientização das pessoas sobre essas doenças.”

Herika afirma que, neste ano, o Instituto e o Consórcio estão realizando  campanha digital para alcançar mais e mais pessoas, ajudando no diagnóstico precoce e na cura dos pacientes – “Quem se Ama, Conquista”.

Hospital do Câncer 

“É muito bom ter amigos especiais como o Instituto Canopus e o Consórcio Canopus. São cinco anos de parcerias, que já proporcionaram muita informação às mulheres e aos homens sobre o câncer”, conta a administradora do HC, Sílvia Negri.

Segundo ela, este movimento já arrecadou alimentos e captou recursos voltados para a manutenção e aquisição de equipamentos em prol do nosso Hospital,

“Só tenho a agradecer em nome dos nossos pacientes e familiares. O amor à vida nos une.” O Hospital do Câncer de Mato Grosso atendeu 107.326 pacientes no ano passado.

Câncer de Mama

Dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA), revelam que o câncer de mama é o que mais atinge as mulheres no Brasil. Só em 2019 foram estimados quase 60 mil novos casos. Já o câncer de próstata, é o segundo mais comum entre os homens.

Entre as medidas que contribuem para prevenir o câncer de mama estão a adoção de comportamentos protetores, como seguir uma alimentação saudável, praticar atividades físicas com regularidade, evitar bebidas alcoólicas e manter o peso adequado. Essas ações são capazes de evitar 28% de todos os casos da doença.

Os principais sinais e sintomas suspeitos de câncer de mama são nódulo (caroço) fixo e, geralmente, indolor; mudança na posição ou formato do mamilo; vermelhidão, retração ou aparência de casca de laranja na pele do seio; saída espontânea de líquido pelo mamilo e caroços no pescoço ou axilas.

Câncer de Próstata

No Brasil, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens (atrás apenas do câncer de pele não-melanoma), segundo o INCA. Em valores absolutos e considerando ambos os sexos, é o segundo tipo mais comum. A taxa de incidência é maior nos países desenvolvidos em comparação aos países em desenvolvimento.

A próstata é uma glândula que só o homem possui e que se localiza na parte baixa do abdômen. Ela é um órgão pequeno, tem a forma de maçã e se situa logo abaixo da bexiga e à frente do reto (parte final do intestino grosso). A próstata envolve a porção inicial da uretra, tubo pelo qual a urina armazenada na bexiga é eliminada. A próstata produz parte do sêmen, líquido espesso que contém os espermatozoides, liberado durante o ato sexual.

Mais do que qualquer outro tipo, é considerado um câncer da terceira idade, já que cerca de 75% dos casos no mundo ocorrem a partir dos 65 anos. O aumento observado nas taxas de incidência no Brasil pode ser parcialmente justificado pela evolução dos métodos diagnósticos (exames), pela melhoria na qualidade dos sistemas de informação do país e pelo aumento na expectativa de vida.

Alguns desses tumores podem crescer de forma rápida, espalhando-se para outros órgãos e podendo levar à morte. A maioria, porém, cresce de forma tão lenta (leva cerca de 15 anos para atingir 1 cm³ ) que não chega a dar sinais durante a vida e nem a ameaçar a saúde do homem.

Consórcio Canopus

Adicionar comentário