4 dicas para planejar o orçamento diário e organizar suas finanças
Redação Canopus
25 de agosto de 2022
Todos nós temos que nos planejar financeiramente para não gastar além da conta e contrair dívidas acima de nossas condições. Em tempos difíceis, a necessidade de controle financeiro é ainda maior. Qualquer deslize pode trazer graves consequências.
A verdade é que existem diversas pessoas que precisam refinanciar sua casa (ou seja, hipotecar) para obter dinheiro para pagar suas dívidas. Que tal aprender a se planejar melhor?
Neste post, vamos mostrar 4 dicas importantes para você planejar o orçamento diário e organizar suas finanças!
1. Mantenha todos os gastos registrados (e as receitas também)
Procure agir em casa como agiria se estivesse em uma empresa. Registre as despesas que tem criteriosamente, seja em uma planilha do Excel, seja em um software específico, seja no Word, seja no tradicional caderninho.
Contas de água, luz, telefone, internet, gás, supermercado; mensalidades da escola e material escolar; aluguel do imóvel; combustível do veículo (ou dos veículos); gastos com lazer; compras com roupas e calçados; salário da empregada — tudo deve ser registrado para você e sua família saberem efetivamente os gastos reais do lar.
Não deixe de registrar os ganhos também: salário mensal de cada membro da família; rendimentos de algum investimento; dinheiro resultante de algum trabalho extra e assim por diante. Essa é uma forma eficiente de organizar suas finanças de maneira realista.
2. Divida os gastos equilibradamente
O correto é dividir as despesas de acordo com o que cada um ganha. Se somente um for assumir os gastos, ficará muito pesado para ele e, provavelmente, em um momento, haverá descontrole.
Quem ganha muito pode até assumir uma parcela maior, mas é importante que todos deem a sua parte de contribuição. É uma forma de disciplina que trará bons frutos para todos. Essa prática é recomendada pela educação financeira.
4. Poupe e guarde dinheiro para o futuro
Não é um hábito guardar dinheiro pensando no futuro. No entanto, isso é muito importante. Pode até parecer que juntar dinheiro é um processo demorado, mas em pouco tempo poderá ver valor em tudo que passou meses juntando. Poupar é uma recomendação para quem tem planos para o futuro. E ninguém vive só para o presente, por isso é sempre é bom ser prevenido.
Estamos sujeitos a imprevistos diversos. O futuro pode ser logo ou daqui a muitos anos — você precisa organizar suas finanças de modo a evitar, ao máximo, ser desestruturado pelas surpresas desagradáveis. Viva o presente, mas não esqueça que existe um futuro — não apenas seu, mas de pessoas que dependem de você.
Que dica você daria para alguém que deseja planejar o orçamento diário? Já pratica algumas das dicas acima para organizar suas finanças? Faça seu comentário! Diga o que achou do post aqui no nosso blog.
Error: No feed found.
Please go to the Instagram Feed settings page to create a feed.