5 dicas de educação financeira para juntar dinheiro
Redação Canopus
25 de agosto de 2022
Guardar dinheiro não é uma possibilidade e, sim, uma tarefa indispensável. Se realmente quiser cumprir sonhos, é preciso se preparar para eles e sempre manter a segurança das finanças. Para tanto, a educação financeira é fundamental.
Ao melhorar a sua relação com as finanças, ficará fácil fugir do endividamento e construir um patrimônio para realizar as aquisições que deseja. Para isso, é preciso fazer algumas transformações no seu cotidiano.
A seguir, veja 5 dicas para começar a juntar dinheiro e se prepare!
1. Crie metas de economia e desafie-se
Quando economizar se torna um hobby, uma tarefa quase feita por acaso, as chances de sucesso são poucas. Sem objetivos concretos, todo valor economizado parecerá uma vitória. Se quiser ir rápido em busca de seus sonhos, crie metas de economia.
Estabeleça valores que devem ser economizados em um determinado período de tempo e mantenha-se na linha para cumprir as tarefas. Depois de vencer a primeira, você se sentirá motivado e saberá que é capaz.
Lançamos um desafio: que tal economizar R$ 1 mil dentro de 3 meses? Em 90 dias, verá como tudo fez diferença!
2. Transforme o ato de juntar dinheiro em um hábito
Conseguir poupar é tão difícil quanto tocar um instrumento, cozinhar ou estudar. Todas essas atividades têm em comum a frequência, a consistência e o hábito. Portanto, é indispensável assumir o compromisso de juntar dinheiro para que tudo dê certo.
Em vez de gastar o salário e poupar “o que der”, que tal guardar antes e usar o restante depois? Isso trará maior disciplina para não extrapolar. De qualquer forma, o valor já estará guardado e você ficará próximo da meta. Mude a sua mentalidade e entre no modo de economia consciente.
3. Pense antes de gastar e registre tudo
A educação financeira não significa nunca fazer compras. Na verdade, ela se relaciona a realizar aquisições conscientes, que realmente são necessárias e que não prejudicam a sua situação financeira.
Ou seja, comprar algo porque estava barato ou se tornou uma febre entre as pessoas são atitudes que deixam de fazer parte do cotidiano. Antes de tomar uma decisão de compra, pense muito bem se você precisa do item e se você pode pagar por ele.
Quando decidir desembolsar dinheiro, anote todas as despesas. Assim, você saberá, rapidamente, onde estão os seus maiores gastos.
4. Vença a tentação de usar o montante guardado
Já que juntar dinheiro é um hábito, é preciso lidar com um problema frequente: o impulso de usar o que já foi guardado. É comum ver quem é bem-sucedido em guardar recursos, mas não em mantê-los desse jeito.
Com a nova mentalidade, não conte com o que já foi poupado e só recorra a ele em último caso. Além disso, considere investir boa parte. Isso aumenta o patrimônio pela rentabilidade e é um jeito de dificultar o acesso e o gasto.
5. Continue a ampliar a sua educação financeira
Para se tornar mais financeiramente consciente, é preciso realizar um esforço contínuo. A mudança de hábitos é progressiva e deve ser mantida para que os resultados não sejam perdidos.
Portanto, procure novas informações e dicas para a sua educação financeira de maneira contínua. Quando já tiver adotado o hábito de poupar, pense em formas de investir ou de fazer compras, como é o caso do consórcio. Desse jeito, será viável obter efeitos ainda melhores.
Ao executar essas ações, a sua educação financeira ficará elevada e será possível juntar dinheiro. Comece a colocar tudo isso em prática e veja as mudanças acontecerem!
Como você faz para poupar? Compartilhe suas dicas nos comentários.
Error: No feed found.
Please go to the Instagram Feed settings page to create a feed.