5 dicas na hora de escolher uma moto
Redação Canopus
25 de agosto de 2022
Escolher uma moto é um tema delicado, uma vez que ainda requer um investimento considerável e terá a seleção deverá assegurar que alguns requisitos mínimos foram atendidos. O mercado é vasto, uma vez que cada vez mais as pessoas foram precisando suprir a existência de transportes públicos totalmente ineficientes. Para além disso, cada vez mais é fundamental encontrar soluções para enfrentar o trânsito caótico das cidades, ao mesmo tempo que se tenta contornar os valores abusivos dos combustíveis. Face a todo esse cenário, escolher uma moto talvez seja a melhor forma de encontrar um custo-benefício favorável para quem precisa se locomover todos os dias.
Mas como iniciar o processo de compra de veículo? Será que é necessário ter algum conhecimento prévio sobre o assunto para ser assertivo? Existem itens essenciais que não podem ser deixados para segundo plano?
Quer conhecer alguns critérios de ouro no momento de escolher uma moto? Confira as dicas!
1. Escolha uma cilindrada adaptada ao tipo de uso que pretende fazer da moto
A cilindrada tem uma relação direta com o valor a pagar e deve ser um ponto importante de reflexão. Escolher ou não uma moto de alta potência? É necessário investir nesse ponto ou ele pode ser deixado para segundo plano?
Relativamente à cilindrada é fundamental que o condutor defina o seu grau de experiência. Motos de alta potência são apenas adequadas a pessoas com vasta prática na direção.
Pessoas que são poucos experientes com direção devem escolher modelos leves e nunca devem exceder os 600cc. Dessa forma é possível ir ganhando experiência de uma maneira gradual, sem colocar seu investimento em risco.
Depois você deve ter bem claro qual o objetivo de sua moto: leva-lo ao trabalho, passear ou um pouco dos dois?
Para se movimentar dentro da cidade, um veículo mais simples é o ideal. Motocicletas até 125 de cilindrada têm um preço muito mais em conta e acabam suprindo as necessidades de deslocação urbana.
Mas se o seu foco é aventura e grandes viagens, terá que cogitar uma potência acima de 300.
2. Novas ou usadas?
Claro que para escolher entre um modelo novo ou usado você deve levar em consideração o estado de conservação do veículo. Esse é um ponto importante para não sofrer desilusões sempre tenha um mecânico de confiança que possa lhe prestar um consultoria isenta. Muitas vezes escolher uma moto que tem um preço abaixo de mercado, pode acarretar custos adicionais de reparação que tornam o negócio muito pouco rentável.
Mas, regra geral, comparando um modelo novo com um usado em boas condições, o recomendável é que condutores com pouca experiência comecem por optar por um usado. É uma forma de irem ganhando prática, sem um enorme investimento inicial.
3. Segurança máxima para qualquer situação ao escolher uma moto
Sabe que itens não podem faltar na hora de escolher uma moto e garantir sua total segurança? Freis ABS e pneus sem câmera. Qualquer que seja o objetivo (deslocação urbana ou viagens mais longas) não dispense estes tópicos.
Se não for de todo possível garantir o ABS pelo menos garanta que os freios estão funcionando corretamente e que pelo menos o veículo possui frenagem combinada. Segurança deve ser uma prioridade, você não concorda?
Ficou mais esclarecido sobre como escolher uma moto? Deixe seu comentário e venha conhecer as vantagens de um consórcio para ajudá-lo a concretizar um sonho.
Error: No feed found.
Please go to the Instagram Feed settings page to create a feed.