5 formas de utilizar a carta de crédito do consórcio imobiliário

Redação Canopus
25 de agosto de 2022

O consórcio imobiliário ajuda o consumidor a ter sua casa própria conforme os limites de seu poder aquisitivo. O pagamento é feito em parcelas durante um período definido e, caso se sinta apto, o consorciado pode mesmo antecipar o pagamento de muitas parcelas e reduzir o tempo de consórcio.

Além disso, ele tem a chance de ser sorteado e também reduzir o tempo de espera, ou seja, ele vai começar a usufruir de seu imóvel antes mesmo de terminar o pagamento do consórcio.

Todas as expectativas dos consorciado estão concentradas no recebimento da carta de crédito. É ela que vai garantir a aquisição efetiva do imóvel. Veja 5 formas de você usar a sua carta de crédito depois de contemplado!

1. Use sua carta de crédito para obter descontos

A carta de crédito equivale a uma compra à vista. Nesse caso, vale a pena conversar com o vendedor e procurar obter bons descontos. Praticamente, toda compra à vista envolve descontos.

Conseguindo um bom desconto, você aumenta seu poder de compra, já que consegue economizar dinheiro e alavancar o pagamento das próprias mensalidades restantes do consórcio.

Obtido o desconto, a própria administradora deposita o dinheiro integral que foi negociado na conta corrente do vendedor.

2. Pague despesas do imóvel

Conforme a legislação de consórcio, definida pelo Banco Central, o consorciado poderá utilizar até 10% do valor de sua carta de crédito para cobrir despesas com o bem comprado.

No caso de um consórcio imobiliário, você pode usar esse percentual para gastos com escritura, registros em cartório de imóveis, obtenção de documentos, pagamento de IPTU e outras coisas.

Mais uma vez, você está aumentando seu poder de compra, cobrindo custos sem precisar mexer diretamente no seu dinheiro.

3. Faça uma reforma em sua casa ou apartamento

Considerando que você já tenha um imóvel próprio, poderá usar a carta de crédito para reformá-lo. Uma boa reforma pode deixar uma casa ou apartamento totalmente renovado, com muito mais valor e ainda sair mais barato do que comprar outro imóvel.

É possível utilizar a carta de crédito tanto para reformar quanto para construir. Se você é apegado ao seu imóvel e ele pode ser considerado um bom imóvel de fato, por que não reformá-lo?

Há muitas razões para não se desfazer de um imóvel, como boa localização, proximidade com o trabalho e com a escola dos filhos, tamanho ideal, boa vizinhança e assim por diante.

4. Lucre com sua carta de crédito

Nesse caso, tudo depende de planejamento. Vejas as possibilidades:

  • Você pode comprar um imóvel mais barato que o valor da carta de crédito e alugá-lo (pode ser imóvel usado);
  • Poderá adquirir um imóvel de valor equivalente ao da carta de crédito (ou mais caro), morar nele e alugar o imóvel antigo (lembre-se que é possível usar o FGTS para complementar o valor da carta de crédito em imóveis residenciais);
  • Poderá vender o imóvel comprado ou o imóvel que já tem e guardar o dinheiro ou aplicá-lo em algum investimento promissor;
  • Poderá também comprar um imóvel comercial para faturar (alugando salas, por exemplo, ou abrindo um negócio).

Há muitas possibilidades e, se você é investidor por natureza, certamente identificará muitas oportunidades.

5. Não use sua carta de crédito

Embora possa parecer sem sentido, essa também é uma opção. O consorciado contemplado não é obrigado a usar de imediato a carta de crédito. Ele poderá não solicitar a liberação do crédito, então o dinheiro será depositado em uma conta poupança para utilização posterior.

Caso você não tenha tanta pressa, poderá esperar para comprar um imóvel melhor por um preço mais baixo aproveitando alguma tendência do mercado imobiliário em sua região.

 

O que acha das sugestões? Como gostaria de usar sua carta de crédito? Deixe seu comentário!

Instagram Canopus
This error message is only visible to WordPress admins

Error: No feed found.

Please go to the Instagram Feed settings page to create a feed.