Confira 5 maneiras de usar o 13º de forma inteligente
Redação Canopus
25 de agosto de 2022
O fim de ano está chegando, e muita gente já está ansiosa para receber o seu 13º salário. Sem dúvidas, esse dinheiro vem em boa hora.
Mas, no calor do momento, muitas despesas desnecessárias podem ser feitas, algo que acaba prejudicando as finanças.
Para não começar o ano novo no vermelho e aproveitar esse benefício de maneira inteligente, sem deixar de viajar, festejar e fazer boas compras de Natal, acompanhe essa lista e coloque-a em prática!
1. Priorize a quitação e a renegociação de dívidas
Utilizar o 13º para saldar dívidas antigas é o primeiro passo para fazer uma boa aplicação desse dinheiro. Essa atitude permite que você elimine alguns problemas que já atrapalham há muito tempo e fique mais leve para o ano seguinte.
Mas atenção: nada de simplesmente pagar o valor que você deve. Antes, verifique bem todas as possibilidades de renegociação.
Dessa forma, você tem chances de pequenos descontos e melhores condições de acerto.
2. Elimine as compras parceladas
Fuja do endividamento. Dividir suas compras em diversas parcelas também é uma forma de se fazer dívidas. Fazer isso dá uma falsa sensação de que um bom investimento foi feito, quando na verdade o gasto irá acompanhá-lo por muito tempo.
Sempre que puder, pague à vista. Aproveite para considerar também a quitação de parcelas de compras antigas. Quando se livrar dessas despesas, poderá se organizar muito melhor para os próximos meses e verá o quanto seu 13º foi bem usado.
3. Foque em seus objetivos
Todos nós temos alguns objetivos que queremos realizar: ficamos só aguardando o momento certo para que isso aconteça e guardando uma quantia todo mês, para economizar. Porém, diante do cenário atual de nosso país, é um pouco difícil fazer isso religiosamente.
Se você quiser mesmo agilizar a concretização de algum sonho, não tenha medo de depositar o seu 13º em uma poupança. Guardá-lo agora poderá render bons frutos para que você tenha muito em breve o que tanto deseja.
4. Lembre-se de que poupar 13º é a melhor opção
Caso a sua situação atual seja de um orçamento pessoal em ordem, a melhor opção é poupar o 13º salário. Abra uma conta-poupança e faça o investimento sem medo.
Criar uma reserva financeira é uma forma de garantir mais segurança, caso algum imprevisto apareça.
Depois, para alimentá-la, basta ir acrescentando valores menores, sempre que puder. Quanto mais dinheiro você tiver na poupança, maior será o seu rendimento no mês.
5. Não gaste todo o dinheiro de uma vez
O ideal para não desperdiçar seu 13º é fazer um adequado planejamento financeiro. Por mais que as vitrines natalinas estejam chamando a sua atenção, seja módico nas compras. Isso não significa deixar alguém sem presente, mas sim pesquisar e fazer cotações antes de comprar qualquer coisa.
O mesmo serve para as viagens. Pesquise destinos, hospedagens e pacotes que realmente caibam no seu bolso. O melhor é ter em mente que somente 20% do valor que você pode ser aplicado nessas ocasiões, para se controlar melhor.
Já colocou alguma dessas dicas em prática e conseguiu administrar bem seu 13º salário? Conte suas experiências nos comentários!
Error: No feed found.
Please go to the Instagram Feed settings page to create a feed.