O que levar em consideração na hora de escolher um consórcio para carro

Redação Canopus
25 de agosto de 2022

O atual cenário econômico do país tornou o consórcio para carro uma das principais modalidades para aquisição do tão sonhado veículo.

Para ter ideia, segundo dados da ABAC – Associação Brasileira de Administradoras de Consórcios – a participação do consórcio no mercado interno de veículos leves foi de 30,7% de janeiro a novembro de 2016, 5,4% maior que em 2015.

E o principal motivo é que, ao contrário dos financiamentos, o consórcio não sofre a incidência das taxas de juros, o que faz com que as parcelas pagas sejam menores, sobretudo em um momento em que os juros estão em alta.

Mas como escolher um consórcio para carro? Se você se interessa pela modalidade, mas ainda tem dúvidas, leia este post e saiba quais pontos devem ser considerados na hora de fazer essa escolha. Confira!

A idoneidade da administradora

Antes de assinar qualquer contrato com uma administradora de consórcio, você deve verificar no site do Banco Central, se a instituição é devidamente autorizada pelo órgão a realizar esse tipo de operação financeira no mercado.

E mesmo se a administradora for autorizada, é recomendável pesquisar no próprio Banco Central ou Procon possíveis reclamações de ex-consorciados, para conhecer melhor a reputação da administradora e não se arrepender no futuro.

A taxa de administração e o fundo de reserva

Como dissemos no início do post, o consórcio para carro não sofre a incidência de juros, mas possui uma taxa administrativa, nada comparada com os juros do financiamento.

A taxa de administração é usada para realizar a gestão do grupo de consorciados, e o fundo de reservas, utilizado para cobrir alguns imprevistos, como casos de inadimplência e desistência de consorciados.

A questão é que ambas as taxas podem variar de uma administradora para outra e por isso, você deve pesquisar as condições oferecidas antes de escolher o seu consórcio para carro.

Prazos, parcelas e lances do consórcio para carro

As administradoras podem escolher diferentes condições de prazos, parcelas e lances, portanto, você deve pesquisar muito antes de fechar um contrato.

No que se refere ao prazo, quanto maior, menores serão as parcelas, que podem ser de duas maneiras: lineares ou decrescentes.

Também é possível dar lances para aumentar as chances de ser contemplado. As regras para os lances também podem mudar dependendo da administradora, mas costumam ser fixos (percentual determinado sobre o valor total do crédito contratado) ou livres (à escolha do consorciado).

Liberdade de escolha do veículo

Ao buscar um consórcio para carro, algumas administradoras perguntam sobre o modelo que você tem em mente. Em alguns casos, essa informação serve apenas estipular o valor do crédito a ser consorciado, mas em outros, a administradora pode te vender um consórcio específico para este carro e não para uma carta de crédito no valor do veículo.

Por fim, vale ressaltar que o consórcio de carro é uma forma segura e acessível para conquistar o veículo que você sempre quis, mas é preciso estar atento a todas as condições e termos dados pela administradora. Assim você garante um bom negócio e adquire seu carro de forma planejada e consciente.

Você ainda tem alguma dúvida sobre como escolher o seu consórcio de carro? Tem alguma experiência com esta modalidade que gostaria de compartilhar? Posta nos comentários!

Instagram Canopus
This error message is only visible to WordPress admins

Error: No feed found.

Please go to the Instagram Feed settings page to create a feed.