Qual a melhor opção: imóvel na planta ou pronto para morar? Decida-se!

Redação Canopus
25 de agosto de 2022

Será que compensa comprar imóvel na planta ou é melhor adquirir um imóvel pronto para morar?

Atualmente, é comum as construtoras, incorporadoras e imobiliárias venderem imóvel na planta. Trata-se de uma compra antecipada na qual a pessoa avalia o projeto da casa ou apartamento que será construído e não o imóvel físico.

Será que compensa comprar imóvel na planta ou é melhor adquirir um imóvel pronto para morar?

Vamos analisar as duas opções por meio de comparações sob alguns aspectos.

Leia e tire suas conclusões!

O preço da compra

Na maioria das vezes, o imóvel na planta custa mais barato que o imóvel pronto. O primeiro ainda apresenta a vantagem de permitir ao comprador organizar-se melhor para o pagamento das mensalidades já que ele terá mais tempo para isso até a entrega da obra.

O comprador, nesse caso, pode negociar qual será o valor da entrada, o pagamento mínimo das parcelas, o pagamento intermediário delas (por trimestre, semestre, ano) e outras coisas.

Para o imóvel pronto, é preciso que o comprador pague um valor de entrada que geralmente corresponde a 30% ou 40% do preço do imóvel. Isso significa que ele precisa dispor de uma quantidade maior de dinheiro que no imóvel na planta.

Os documentos

O imóvel na planta oferece menos burocracia, pois não haverá um contrato definitivo, mas uma promessa de compra e venda. O fato de o imóvel nunca ter sido habitado também pode representar uma vantagem. Serão envolvidos na compra somente o comprador e a construtora.

No caso de imóvel pronto, certamente existe uma burocracia maior, envolvendo, além do comprador e do vendedor (que pode ser pessoa física ou jurídica), o cartório com toda a documentação pertinente. No caso do vendedor ser casado, é preciso que o cônjuge assine. Se o imóvel for de herdeiros, é preciso realizar o inventário.

Um ponto que se deve tomar cuidado com o imóvel na planta é que não existe certeza absoluta que o imóvel ficará pronto — o comprador corre um risco maior. A construtora pode falir ou enganar o cliente. Por isso, recomenda-se pedir documentação que comprove sua condição financeira e confirme sua idoneidade.

O imóvel pronto, embora exija mais burocracia, confere mais segurança exatamente por causa de toda a documentação. E o imóvel está pronto, ele existe, não é uma promessa.

A construção

O imóvel na planta permite ao comprador mais liberdade de escolha quanto às instalações, à decoração e até a mudanças estruturais, dependendo da construtora.

Porém, nem sempre a construtora entrega a obra do jeito que o cliente deseja. Assim, será preciso corrigir os problemas, gastando mais. Para evitar isso, pode-se pedir o memorial descritivo para conferir o que está definido para a entrega.

O imóvel pronto está pronto! O comprador, se desejar, poderá efetuar mudanças aos poucos conforme suas condições financeiras permitam. Ele visita o imóvel antes de comprar e já pode conferir acabamentos, tamanho, instalações. Caso não se agrade, poderá procurar outro que se ajuste melhor às suas necessidades.

Imóvel pronto x imóvel na planta: valorização

Finalmente, vamos avaliar o potencial de valorização de um imóvel na planta e de um imóvel pronto.

O imóvel na planta tende a uma valorização mais rápida por duas razões principais:

  1. Oferta, pois a tendência é que os lançamentos de imóveis aconteçam com mais lentidão (haverá uma oferta menor de unidades prontas para atender uma demanda mais elevada);
  2. Manutenção, pois imóveis prontos tendem a ter um custo de manutenção mais alto para o comprador (em apartamentos, por exemplo, aumentam os custos de condomínio, mas o imóvel se desvaloriza com o tempo).

Consórcio Canopus

Agora que você já se decidiu pelo imóvel que você vai adquirir, procure o Consórcio Imobiliário Canopus. 

Instagram Canopus
This error message is only visible to WordPress admins

Error: No feed found.

Please go to the Instagram Feed settings page to create a feed.