Qual é o momento certo de trocar de moto?
Redação Canopus
25 de agosto de 2022
Ter uma moto significa se deslocar de um jeito prático e, para alguns, viver com adrenalina. Porém, assim como um carro, a moto pode ser trocada, desde que isso aconteça na hora certa.
Alguns indícios apontam para a necessidade ou possibilidade de trocar de moto e fazer isso no momento certo garante o melhor uso possível desse meio de transporte. Além de tudo, é uma forma de reconhecer e aproveitar boas oportunidades.
Quer saber quando realizar a troca? Então, continue lendo e veja tudo!
As novas necessidades indicam que chegou a hora de mudar
A moto serve mais do que para te levar de um lugar para o outro. Embora seja uma forma conveniente de cruzar o trânsito da cidade, essa não é a sua única função.
Se você começou a praticar motocross, por exemplo, precisará, no mínimo, de um modelo híbrido. Já se passou a viajar em estrada com maior frequência, a necessidade de segurança também aumenta.
Com isso, nem sempre a que você possui hoje atende às suas necessidades. Se for esse o caso, então é o momento de fazer a troca para que o veículo de duas rodas possa, de fato, ajudar seu cotidiano.
A busca por modelos diferentes também aponta para trocar de moto
As fabricantes de moto estão sempre procurando inovar. Se observar, um modelo lançado hoje tem grandes diferenças do que um de 10 anos atrás. Há distinções no material utilizado, na tecnologia e até no design, criando uma experiência completamente nova.
Com isso, é natural sentir o desejo de trocar de moto por uma versão mais moderna, funcional e, quem sabe, até econômica.
Se as diferenças são significativas em relação ao seu modelo e se a troca trará benefícios para o seu uso, vale a pena pensar com maior cuidado nessa substituição.
O estado e a frequência de manutenção dão dicas sobre isso
Por melhor que seja a qualidade do seu modelo, é natural que, com o uso, a moto comece a perder algumas de suas características. O uso constante desgasta a estrutura e faz com que a manutenção passe a ficar mais frequente.
Até mesmo por uma questão de segurança, é importante ficar de olho nesse quesito. Avalie qual é a exigência de manutenção da sua moto e se ela vem dando muito problema ultimamente.
Analise como anda sua estrutura e se tudo funciona direito. Quando os problemas começarem a surgir, é um bom momento para trocar de moto. Assim, a depreciação não ocorre tão rapidamente antes da venda e você garante um bom desempenho.
A capacidade financeira é mais um elemento a ser considerado
Além de tudo isso, há outro fator fundamental para realizar a troca: a disponibilidade de dinheiro para fazer a nova compra.
Não adianta enrolar seu orçamento somente para trocar o modelo, pois isso trará mais dores de cabeça do que uma moto velha.
Ao mesmo tempo, não é necessário ter todo o dinheiro de uma só vez. Com uma boa organização de finanças, você pode recorrer a um consórcio, por exemplo.
Assim, a troca acontecerá quando houver a contemplação, evitando gastos exorbitantes. Além de tudo, é uma forma de fazer a aquisição da melhor moto disponível para o valor da carta de crédito.
A hora de trocar de moto envolve três questões: necessidade ou vontade e disponibilidade financeira. Atendidos a esses requisitos, basta escolher o novo modelo e a forma de aquisição para estar sobre duas novas rodas.
E para você, chegou o momento de fazer a substituição? Conte nos comentários!
Error: No feed found.
Please go to the Instagram Feed settings page to create a feed.