Quitar financiamento com o consórcio é possível. Confira!

Redação Canopus
25 de agosto de 2022

Quitar financiamento

Na hora de sair do aluguel, muita gente ainda recorre ao financiamento. Essa é uma opção bastante popular e que, por isso recebe muita adesão. Contudo, uma análise aprofundada mostra que essa não é a melhor escolha, especialmente por causa do total que é pago ao final.

Com o objetivo de se livrar desse problema, é possível buscar formas de quitar financiamento. Entre elas, está o uso do consórcio. Sabendo como usar a carta de crédito para essa finalidade, o seu orçamento ganha um reforço importante.

Para descobrir como fazer, continue lendo e veja tudo!

Por que vale a pena quitar financiamento com o consórcio?

Quando se fala em usar a carta de crédito para abater o valor de um financiamento, o conceito envolvido é o de troca de dívida. Ao seguir esse processo, você abandonará um débito caro, e trocará por um mais barato.

Isso tem a ver, principalmente, com a taxa de juros. No caso do consórcio imobiliário, não há essa cobrança, apenas uma taxa de administração que é diluída ao longo de todo o período. Assim, cada parcela se torna menor.

Com a troca, há maior facilidade para pagar o montante, diminuindo o endividamento do orçamento e melhorando os resultados.

Além de tudo, o consórcio é um procedimento muito menos burocrático do que o financiamento e ainda oferece a divisão do valor completo do imóvel.

Como fazer esse processo?

Para realizar essa troca, é preciso saber em primeiro lugar, se a Instituição Financeira  permite quitar financiamento desse modo. Alguns bancos exigem que o consórcio seja da própria instituição, o que limita as opções.

Sendo permitido, você deverá fazer um consórcio que deve ter um total igual ou superior ao do financiamento. Um exemplo, se o valor financiado tem um custo efetivo total de R$ 300 mil, esse tem que ser o mínimo da carta de crédito.

Assim que a contemplação ocorrer, o montante será direcionado para o financiamento. A partir daí, o contrato do financiamento se encerrará e a alienação do bem passará para o consórcio.

Aí, é só terminar de pagar as parcelas — agora menores —, sem precisar deixar de utilizar o bem.

Quais cuidados tomar?

Um dos principais cuidados para quitar financiamento com o consórcio é que eles devem ser equivalentes. Ou seja, um consórcio de imóvel só poderá pagar um imóvel financiado e assim por diante.

Outro ponto é que é fundamental tomar cuidado com o orçamento. O planejamento financeiro merece destaque, pois será preciso, ao menos por um tempo, pagar as prestações de ambos.

Além de tudo, ter uma estratégia de lances, tendo um bom dinheiro para ofertar o lance , a contemplação poderá sair  mais rapidamente, permitindo que você quite a dívida original com maior agilidade.

Essa decisão, embora seja vantajosa, tem que ser muito bem planejada. Desse jeito, dá para garantir o equilíbrio das contas e o aproveitamento dessa chance.

Para quitar financiamento com consórcio basta seguir as regras específicas e se planejar. Assim, é possível eliminar o pagamento de juros e conseguir uma oportunidade muito mais em conta.

Se ainda tiver dúvidas sobre como realizar esse processo, conte nos comentários e participe ou solicite o contato de um de nossos consultores.

 

Instagram Canopus
This error message is only visible to WordPress admins

Error: No feed found.

Please go to the Instagram Feed settings page to create a feed.