Você foi contemplado. Agora é hora de preparar a documentação para comprar o seu bem
Redação Canopus
25 de agosto de 2022
Chega, enfim, a hora mais esperada para quem adquire uma cota de consórcio, a contemplação! Mas e agora? Como devo proceder? Qual a documentação exigida e como fazer para comprar o item que tanto almejo?
Calma! Este texto foi feito para mostrar a você todo o passo a passo necessário. É rápido, fácil e seguro.
O que você precisa saber:
1 – A liberação do dinheiro.
O valor da carta de crédito não é depositado na conta do consorciado. A administradora cuida de todo o processo de pagamento junto aos vendedores. Mas o consorciado tem o direito de negociar descontos.
No caso de bens com valor mais baixo, o consorciado poderá usar o restante do dinheiro para quitar parcelas do consórcio. É permitido ainda usar 10% do valor da carta para resolver questões do imóvel ou veículo (escritura, impostos, registros).
2 – Análise do Crédito
Para entregar sua carta de crédito, a administradora precisa fazer uma análise de seu cadastro no consórcio. O consorciado deverá apresentar algumas garantias ao grupo.
Caso seja exigido um fiador, o consorciado deverá mostrar a documentação dele. O fiador é uma forma de garantia, mas não pode ser o cônjuge do consorciado, pessoas com menos de 18 ou mais de 65 anos ou consumidores que tenham restrições de crédito (nome no SPC, Serasa, protestos).
É importante também que o próprio consorciado não apresente restrições de crédito. Se tiver essas restrições, é importante que regularize sua situação com antecedência, antes da contemplação.
3 – Reunir documentos
Em seguida, é hora de reunir as documentações necessárias, como carteira de identidade (ou CNH), CPF (ou CNPJ, no caso de empresas), comprovante de residência e de renda, que pode ser demonstrado pelos holerites dos últimos meses de trabalho ou carteira de trabalho, no caso de trabalhadores, ou então por meio da Declaração Comprobatória de Percepção de Rendimentos (DECORE) ou imposto de renda, caso você seja um profissional liberal.
Aposentados e pensionistas apenas precisam comprovar o recebimento do benefício. Com os documentos já entregues, a próxima etapa é fornecer as informações referentes ao produto adquirido, como modelo, marca, ano de fabricação, vistoria etc (no caso de veículos)
Prontinho! Depois disso feito, você já consegue obter a carta de crédito, que permitirá que a administradora efetue o pagamento à empresa contratada. Vale lembrar que no decorrer do processo, caso o contemplado se torne um devedor, pode haver o cancelamento por parte da administradora.
Agora que você sabe tudo isto, corre e vai comprar o seu bem.
Error: No feed found.
Please go to the Instagram Feed settings page to create a feed.