4 momentos em que o consórcio é a melhor opção para sua vida
Redação Canopus
14 de novembro de 2024
O consórcio é a melhor opção de obter crédito para a compra de diversos produtos, desde os bens móveis de valor moderado até os de valor alto, como os carros, os caminhões e até imóveis. Também é possível contratar serviços, como tratamento dental, cirurgias, festas, cursos no Brasil ou no exterior e assim por diante.
Uma das características mais marcantes desse sistema é a ausência de juros, o que torna mais atraente para a população em geral, já que os juros costumam causar graves prejuízos nas finanças.2112
Abaixo, destacamos 4 momentos da vida que fazer um consórcio é a melhor opção!
1. Quando não quiser pagar juros
Nos consórcios não há incidências de juros, por causa disto consórcio é a melhor opção. Existe a taxa administrativa cobrada pela empresa que administra o consórcio e os reajustes, geralmente anuais, para garantir que, em qualquer tempo que o consorciado for contemplado, ele terá condições de adquirir o bem que deseja. A soma desses valores é, geralmente, inferior aos juros dos bancos.
2. Na hora de comprar o primeiro imóvel
Se um casal pensa em constituir família, pode usar o consórcio como meio para adquirir sua casa ou seu apartamento próprio. Deve ser feito um planejamento e ambos devem entrar em um consórcio de imóveis com certa antecedência. Assim, passados alguns anos, eles serão contemplados e terão sua moradia garantida.
Caso eles já tenham um imóvel próprio, um dos dois pode ser alugado para fornecer renda extra para o casal. Lembrando que, nos consórcios de imóveis residenciais, é permitido usar o FGTS de diferentes formas: para dar lances, para quitar parcelas atrasadas ou o saldo devedor e para completar o valor da carta de crédito caso o imóvel tenha um preço mais alto.
3. Para fazer uma poupança e se preparar para o futuro
O consórcio estimula a disciplina e o planejamento financeiro. Por isto, consórcio é a melhor opção. Muitas pessoas não conseguem guardar dinheiro em casa e, como a Caderneta de Poupança não é mais um investimento tão atrativo, participar de um sistema de autofinanciamento coletivo pode ser uma boa solução.
Atualmente, a Poupança Federal nem sempre está acima da inflação, o que significa que ela não garante o poder de compra do consumidor. Não importa qual bem você deseje (carro, casa) ou se deseja um serviço. O importante, ao participar de um consórcio, é desenvolver a disciplina e aprender a juntar dinheiro.
Ao ser contemplada, a pessoa poderá usar a carta de crédito com muita flexibilidade. Se o bem for um imóvel, ela poderá comprar uma casa na cidade, uma casa na praia, um apartamento, uma chácara, um terreno, fazer uma reforma ou uma construção. Se a carta dá direito à contratação de algum serviço, existem diversas opções, que podem ser usadas para o titular ou para alguém de sua família.
4. Na hora de trocar o carro, consórcio é a melhor opção
Se está pensando em trocar o carro, participar de um consórcio de veículos é uma solução. Uma dica é entrar em um grupo que já está em andamento para reduzir o tempo de espera.
Outra coisa que você pode fazer é vender seu carro usado. Com isto, você oferece o valor obtido como lance para tentar antecipar a contemplação. Com a carta de crédito nas mãos, você poderá comprar o carro que quiser e pagar à vista. O consórcio pode ser uma boa opção em diferentes momentos de nossas vidas.
Aproveite para compartilhar este post nas redes sociais!
Error: No feed found.
Please go to the Instagram Feed settings page to create a feed.