O que é uma cota vaga?

Redação Canopus
25 de agosto de 2022

cota vaga

Para participar de um consórcio, é possível fazer parte de um grupo que está em formação ou de um que já teve seu início. Esse último caso, inclusive, é bastante comum, ainda mais quando se deseja começar quanto antes.

Com o objetivo de que tudo dê certo, é preciso conhecer alguns conceitos e um deles é o de cota vaga. Ao compreender o que significa essa possibilidade de participação, você poderá recorrer a ela se fizer sentido.

Assim, continue lendo e descubra do que isso se trata.

O que é e como funciona uma cota vaga?

Uma cota vaga é uma cota que está disponível para que qualquer pessoa possa participar de um grupo de consórcio de interesse. Ou seja, é um “espaço” de participação, que ainda não foi preenchido.

Em geral, elas surgem em três situações:

  • a administradora não conseguiu completar o número total do grupo;
  • alguém desistiu após as primeiras parcelas;
  • um participante foi excluído.

Em qualquer um desses casos, o espaço está disponível, com o mesmo valor de carta de crédito e tempo de duração que os demais envolvidos têm.

Quando ela pode ser adquirida?

Por definição, as cotas vagas surgem quando o grupo de consórcio já foi formado e já teve início. Ou seja, a administradora já fechou o conjunto anteriormente, realizou a primeira assembleia — no mínimo — e a vaga voltou a ficar disponível.

Isso significa, portanto, que ela faz parte de um grupo em andamento, necessariamente. Trata-se de uma alternativa a comprar a de um participante ativo, o que é feito por meio de transferência.

Onde ela pode ser comprada?

Já que a cota vaga não possui um titular, ela só é adquirida junto à administradora. Basicamente, quem quiser participar de um grupo em andamento precisa entrar em contato com a empresa para verificar se há a disponibilidade de vaga.

Em caso afirmativo, será necessário se inteirar sobre as condições e o comportamento do grupo, formalizando a entrada.

Se alguém oferecer uma participação desse tipo, o ideal é não fazer negócio. A menos que se trate de um representante da administradora, essa venda não é possível.

Quais são as regras nesse caso?

O consórcio se baseia na arrecadação coletiva de fundos com contemplados sendo sorteados a cada assembleia. Para que isso seja viável, todos precisam pagar o mesmo valor de parcelas.

Por isso, ao adquirir uma cota do tipo é necessário realizar o pagamento das mensalidades já pagas pelos outros participantes. Se o grupo começou há 5 meses com parcelas de R$ 1 mil, é preciso quitar o total de R$ 5 mil. Assim, não haverá atrasos para o encerramento.

Esse pagamento é acertado diretamente com a administradora e pode ser feito de jeitos diferentes, dependendo de cada empresa. A partir disso, você poderá ser contemplado como todos os outros participantes, poderá dar lances e assim por diante.

Após compreender esses aspectos da cota vaga, procure uma administradora de confiança para adquirir a sua. Cumprindo todas as regras, o próximo contemplado pode ser você.

Caso ainda tenha alguma dúvida sobre o tema, deixe um comentário e participe.

Instagram Canopus
This error message is only visible to WordPress admins

Error: No feed found.

Please go to the Instagram Feed settings page to create a feed.