4 passos para transferir o consórcio para outra pessoa

Redação Canopus
25 de agosto de 2022

transferir o consórcio

Se as parcelas do consórcio estão pesadas para o seu bolso, é possível transferi-lo para outra pessoa. Assim, você não se torna inadimplente e nem perde o dinheiro que já foi destinado a essa opção. Se deseja fazer a transferência ou se tem medo de não conseguir pagar, conhecer o processo é fundamental.

Embora não seja tão burocrática, a etapa precisa de alguns cuidados. Com isso, todos sairão seguros e satisfeitos com essa troca de participante.

Para saber como transferir o consórcio, veja quais são os passos e descubra como tudo é feito corretamente.

1. Verifique a possibilidade e a necessidade de realizar o processo

Antes de dar início, convém verificar se essa possibilidade pode ser realizada. No contrato, cada administradora dispõe se essa mudança é permitida, tanto para cotas contempladas quanto para as que não foram sorteadas. Se tiver dúvidas sobre as condições, contate um representante do negócio para verificar.

Além disso, é interessante reconhecer se, de fato, a transferência é a melhor saída. Analise muito bem o seu orçamento e veja se não há modificações que podem ser feitas para manter o crédito.

Se chegar à conclusão de que o ideal é fazer a mudança, realize-a quanto antes. Um tempo muito longo pagando as parcelas leva a um custo elevado de venda, o que torna o processo mais difícil.

2. Reúna as informações para transferir o consórcio

Na sequência, reúna todos os dados referentes ao consórcio. Identifique, por exemplo, quantas parcelas ainda faltam, o tempo de duração do grupo e qual é a correção de crédito até agora.

Solicite à administradora um extrato para comprovar as parcelas pagas e não se esqueça de considerar o custo para transferir o consórcio.

3. Faça a oferta no mercado e negocie a compra

Na sequência, é hora de fazer a oferta para vender a cota. Esse é um processo que acontece estritamente entre o titular e quem receberá o consórcio. Com isso, uma cota contemplada pode sair mais “cara”, já que há a possibilidade imediata de uso, por exemplo.

Nesse momento, forneça apenas informações básicas e essenciais para facilitar a decisão de quem adquire. Assim, há maior segurança para ambos os lados.

4. Considere as regras e a documentação envolvida

Depois de encontrar a pessoa certa, é necessário passar por uma etapa cheia de regras para transferir o consórcio. Isso dependerá, em primeiro lugar, da administradora, já que cada uma tem seus pontos específicos.

Em geral, é obrigatório que o novo participante passe por uma análise de crédito no caso de cota contemplada. Também pode ser exigido que ele ofereça garantias, em determinadas situações.

Outra questão é que tudo deve acontecer mediante um termo de transferência ou cessão, concedido pela empresa. Isso garante o registro e a oficialização do processo.

Ao conhecer esses passos, transferir o consórcio será mais simples e eficiente. Assim, você poderá aproveitar essa oportunidade sem medo e de acordo com as suas possibilidades.

O que achou dessas informações sobre consórcio? Conte nos comentários e participe!

Instagram Canopus
This error message is only visible to WordPress admins

Error: No feed found.

Please go to the Instagram Feed settings page to create a feed.