Conheça as vantagens de comprar sua moto pelo Consórcio Canopus
Redação Canopus
25 de agosto de 2022
Fazer um consórcio de moto é uma excelente escolha para comprar com economia e praticidade. Muito mais em conta que o financiamento, essa modalidade também traz grande flexibilidade e até um elevado poder de negociação.
Para aproveitar todos os benefícios de recorrer a esse processo, é fundamental conhecer quais são as condições. Ao entender o consórcio, fica fácil seguir tudo à risca para ter o veículo de duas rodas em menos tempo.
Neste post de hoje, o Consórcio Canopus te mostra as vantagens de comprar uma moto por meio da modalidade consórcio.
1. Como funciona o consórcio de moto?
Tudo começa com a formação de um grupo. Pessoas interessadas em adquirir o mesmo modelo de moto se juntam, sob responsabilidade da administradora.
Dependendo das condições de taxa de administração, valor da moto e duração, as parcelas são calculadas. Todos os participantes fazem o pagamento mensalmente e há dinheiro o suficiente para oferecer contemplações.
Por mês, há uma por sorteio e outras por lance. Os lances podem ser livres ou fixos. No primeiro caso, o contemplado é o integrante que oferecer o maior percentual de parcelas. Já no segundo, recebe a carta de crédito quem dispuser o valor estipulado pela administradora. Se mais de uma pessoa o fizer, há um sorteio entre elas.
2. Quais são as principais regras do consórcio?
Para que tudo funcione no consórcio de moto, o contrato estabelece condições que devem ser obedecidas. A principal delas diz respeito à inadimplência. O pagamento atrasado ou a falta de quitação das parcelas tem potencial de levar à exclusão do participante do grupo, já que há prejuízos para todos.
O consorciado terá direito de utilizar o crédito para comprar o bem desejado somente após a contemplação, onde será feita a analise cadastral. O consorciado terá liberdade para escolher o modelo e o local de sua preferência, o pagamento será realizado diretamente para concessionário ou vendedor do veículo.
Outra regra indispensável é a obrigatoriedade de pagamento mesmo após a contemplação. Quem já tiver recebido a moto ainda precisa continuar pagando as parcelas até a quitação do consórcio.
3. O que acontece em caso de desistência?
No meio do processo, talvez aconteça de um participante não mais querer a moto ou já não ser capaz de honrar a dívida. Nesse caso, há regras do consórcio específicas para a desistência.
Um dos caminhos consiste na transferência para outro interessado. A venda da cota é feita de forma particular, pelo próprio consorciado.
A outra possibilidade consiste em recuperar o que já foi pago. Em geral, são descontadas as taxas de administração e de seguro e possíveis multas por prejuízos. O resgate do dinheiro acontece após o sorteio da cota excluída, o consorciado participará do sorteio mensal como desistente e sua cota poderá ser sorteado até o final do plano. Tudo depende das condições de contrato, que devem ser observadas com atenção.
4. Como fechar um negócio com segurança?
Já que o consórcio de moto é uma opção de consumo programado, a segurança é fundamental. A escolha correta da administradora faz toda a diferença e impacta no sucesso e satisfação com o processo.
Para fechar negócio de um jeito seguro, opte por uma empresa séria, de qualidade e que tenha experiência no mercado. A solidez de atuação diminuirá as chances de você não receber a moto por qualquer problema.
Além disso, não deixe de conferir as regras do consórcio dispostas no contrato. Leia com atenção e tire dúvidas para evitar surpresas desagradáveis no futuro. Assim, haverá segurança e maior certeza sobre o processo.
Ao reconhecer as regras do consórcio de moto, você terá tudo o que é necessário para participar de um grupo. Ao final, seu veículo estará em seu nome e de um jeito muito mais prático!
Caso tenha outra dúvida ou queira acrescentar algo, use o espaço nos comentários. Participe!
Error: No feed found.
Please go to the Instagram Feed settings page to create a feed.