4 dicas de como fazer um planejamento financeiro para consórcio de imóveis
Redação Canopus
25 de agosto de 2022
Imagine poder sair do aluguel e finalmente, ser o felizardo proprietário do apartamento dos sonhos. Para conquistar o cenário, dois ingredientes são de grande ajuda: o consórcio imobiliário e o planejamento financeiro.
É somente ao pensar no que vem pela frente que é possível aumentar a segurança e combater a inadimplência. Ao ter cuidado para realizar o consórcio de imóveis, os resultados serão melhores.
Por isso, veja dicas de como fazer um planejamento financeiro e descubra o que não pode faltar!
1 – Livre-se das dívidas e dê início a como fazer um planejamento financeiro
Por melhor e mais econômico que o consórcio imobiliário seja, ele trará um novo impacto no orçamento. Esse não é um problema quando tudo está organizado, mas diante do endividamento, a situação só vai piorar.
Para que isso não ocorra, o ideal é se livrar das dívidas antes de começar o planejamento financeiro. Como elas são ralos de dinheiro, é melhor quitar os débitos para ter um orçamento pessoal “limpo”, sobre o qual você trabalhará.
Negocie valores, antecipe pagamentos e busque comprar à vista e de forma programada. A partir daí, a compra do apartamento estará próxima.
2 – Faça ajustes para o padrão de vida comportar o consórcio de imóveis
É muito comum que as pessoas vivam com quanto elas ganham. Algumas, inclusive, gastam além do que recebem. Apesar de isso parecer normal, há um problema: a falta de recursos extras para atingir sonhos. Portanto, o próximo passo de como fazer um planejamento financeiro se relaciona ao padrão de vida.
O recomendado é realizar ajustes, cortes e substituições para gerar economia. Como um consórcio de imóveis tem um tempo mais longo, não se pode simplesmente viver sob privações. Por isso, o ideal é transformar a forma como a família vive, de modo a incluir a parcela consorciada.
3 – Faça projeções para a sua situação financeira
O planejamento financeiro também está diretamente ligado ao futuro. Além de pensar em curto e médio prazo, você deve ter cuidado em visualizar todo o período até o fim do grupo. Para tanto, é interessante ponderar sobre a sua situação financeira.
Se for assalariado, pense na estabilidade da sua carreira, na possibilidade de crescimento e de aumento de ganhos. Caso trabalhe por conta própria, avalie como conseguirá manter o fluxo de renda para pagar as prestações. Considere, ainda, questões do mercado, como possíveis crises financeiras.
Se for viável, monte um fundo de reserva que deve ser continuamente alimentado. Assim, você terá como quitar as prestações em caso de necessidade.
4 – Considere o reajuste de parcelas do consórcio imobiliário
O que nem sempre é levado sobre como fazer um planejamento financeiro para comprar um imóvel consorciado é a correção da carta de crédito. O processo garante a manutenção do poder de compra, mas também eleva a mensalidade ao longo dos anos.
É indispensável se preparar para isso, ainda mais quando a valorização do seu salário não acontece no mesmo nível. Em geral, os reajustes são feitos baseados no Índice Nacional de Custo da Construção (INCC).
Para melhorar a sua visualização do que virá pela frente, conheça o histórico dos anos desse índice de reajuste e faça simulações com os possíveis valores ao longo do tempo.
Ao empregar essas orientações de como fazer um planejamento financeiro, você terá mais sucesso ao participar de um consórcio de imóveis. Ao final, se tornará o dono do tão sonhado imóvel!
Restou alguma dúvida sobre esses primeiros passos do consórcio imobiliário? Comente e participe!
Error: No feed found.
Please go to the Instagram Feed settings page to create a feed.