Consórcio atrasado: como negociar as parcelas?
Redação Canopus
25 de agosto de 2022
Fazer um consórcio é uma excelente escolha por causa do planejamento e da economia, ainda mais em relação ao financiamento. Contudo, basta um deslize para que a prestação não seja paga no dia.
Diante da inadimplência, você poderá ficar impedido de ser sorteado, pagará multa e, em alguns casos, correrá o risco de sofrer a exclusão do grupo. Para evitar tudo isso, é necessário agir rapidamente sobre a situação.
Não sabe o que fazer com o consórcio atrasado? Então, continue lendo e tire todas as suas dúvidas!
Organize o seu orçamento para reconhecer a sua situação
O atraso das parcelas do consórcio significa que algo não vai bem no seu orçamento pessoal. Quem passa por uma redução na renda, como ao perder o emprego, ou tem um descontrole de gastos encara essa dificuldade.
Portanto, antes de pensar na solução de negociação, o ideal é avaliar as suas finanças. Entenda quais são as receitas e os custos e encontre quais são os pontos críticos, como os maiores gastos.
O melhor é se planejar novamente e abrir espaço para a parcela. Desse modo, você não correrá o risco de ficar inadimplente outra vez.
Entre em contato com a administradora com rapidez
Em muitos contratos, um consórcio atrasado por dois meses já permite a exclusão do grupo. Caso isso aconteça, você ainda terá que pagar multa e valores relacionados aos possíveis prejuízos causados aos demais participantes.
O ideal é entrar em contato com a administradora com o máximo de rapidez. De preferência, contate a empresa quando notar que o atraso pode acontecer, pois isso dará uma margem melhor para a negociação.
Negocie a diluição do valor do consórcio atrasado
Diante do débito pendente, é recomendado falar com a administradora em busca de um acordo. Se ela for séria, de confiança e qualidade, fará o máximo possível para resolver a situação do melhor jeito. Contudo, lembre-se de que a administradora não é obrigada a aceitar nenhuma proposta, então tenha bom senso na sugestão.
É viável, por exemplo, pedir abrandamento dos juros e multas ou se for o caso, até a sua isenção, em caso de pagamento à vista. Em outros casos, é interessante negociar a diluição do que é devido entre as parcelas.
Caso escolha a segunda opção, lembre-se de que isso aumentará o montante das mensalidades e, portanto, seu orçamento tem que estar preparado.
Considere diminuir o valor da carta de crédito
Depois de quitar ou acordar o pagamento do total atrasado, vale a pena considerar reduzir o total do crédito a ser recebido. Ao substituir a sua dívida para adquirir um bem de menor valor, as prestações ficarão menores e mais fáceis de serem pagas.
Essa é uma alternativa adequada para que a inadimplência não retorne ao seu orçamento, mas exige a autorização da administradora. Se quiser comprar um carro, por exemplo, pense em trocar o novo por um usado ou seminovo ou por um modelo mais em conta. Depois de receber o sinal verde, sua dívida ficará menor.
Se aquela ideia não for possível, uma opção é oferecer o lance embutido. Assim, você pode diminuir o que será pago e, ainda por cima, antecipar a contemplação.
O problema gerado pelo consórcio atrasado pode ser solucionado com uma boa negociação com a administradora. Não perca tempo para ter essa conversa e garantir a total regularidade.
Nos comentários, aproveite para dizer se você tem encarado esse desafio ou se restou alguma dúvida.
Error: No feed found.
Please go to the Instagram Feed settings page to create a feed.