Vai comprar o primeiro carro? Confira 4 dicas de planejamento financeiro
Redação Canopus
14 de novembro de 2024
Se você vai comprar o primeiro carro e não vê a hora de estar com ele em mãos, faça um planejamento financeiro antes. Isso pode evitar que no futuro o seu sonho vire uma grande dor de cabeça.
Entrar em um financiamento, por exemplo, não é uma boa saída. De acordo com a Pesquisa de Endividamento e Inadimplência (Peic), esta modalidade é a terceira maior dívida dos brasileiros. Além disso, existem outras maneiras de realizar esse objetivo.
Continue com a gente neste post que vamos falar mais sobre o assunto e trazer quatro dicas de planejamento financeiro.
Vai comprar o primeiro carro? Faça um consórcio!
Você vai comprar o primeiro carro e já sabe até o modelo, o ano e as características do veículo. Mas sabe como vai pagar? O consórcio é uma ótima maneira de ter o bem, sem se preocupar com os juros altos.
Isso porque o consórcio de carros não é como um financiamento ou outra modalidade em comum. Nele, várias pessoas se unem e formam um fundo em comum para alcançar o objetivo. Não existem juros!
O valor da parcela que cada cotista paga mensalmente depende do prêmio em si. Todo mês, um consorciado é contemplado para pegar uma carta de crédito e comprar o bem. Quem cuida deste grupo é a administradora do consórcio, que realiza sorteio e recebe os lances para definir os vencedores do mês.
O consórcio é a principal dica para o planejamento financeiro na compra do primeiro carro. Ele é flexível e simples, podendo a pessoa escolher dentre vários valores de prêmio. Além disso, é bem menos burocrático do que o financiamento, que exige uma série de comprovantes.
Confira então quatro dicas para você que vai comprar o primeiro carro!
1- Compra planejada!
O carro é um sonho de consumo de muita gente, mas é ideal planejar antes. No consórcio, isso acontece, já que a pessoa vai criando um montante para comprar o bem. Muitos, aliás, fazem o consórcio para trocar de carro, pagando as prestações e, quando for contemplado, consegue comprar um veículo mais novo.
2- Fuja dos juros!
Ninguém gosta de pagar juros, ainda mais alto! O financiamento de carro ficou R$ 11 mil mais caro com a alta dos juros, de acordo com a Anefac (Associação Nacional dos Executivos de Finanças). Sem contar que o montante final sempre é quase o valor de outro carro. No consórcio, a principal cobrança além é a taxa de administração.
3- Pense nos outros gastos!
Ao comprar um carro, não se deve pensar apenas no valor dele! É preciso pagar ainda a documentação, transferência, seguro. No consórcio, é possível ainda usar parte do dinheiro para pagar essas taxas e serviços.
4- Manutenção do poder de compra!
No financiamento, ao fim dele você terá pagado quase o dobro do valor do veículo e ele ainda estará desvalorizado pelo uso em si. No consórcio, a parcela é ajustada para manter o poder de compra ao ser contemplado. Isso evita que o consorciado leve o prêmio, mas ele não será suficiente para comprar o bem.
Consórcio de carros é na Canopus!
Se você vai comprar o primeiro carro, analise suas condições financeiras antes de fazer qualquer negócio. Mas neste ponto, o consórcio se torna uma grande opção e a Canopus pode te ajudar!
Temos o maior número de contemplações no mercado, além de vários tipos de lance, como o Multilance. Quer saber mais? Entre em contato com o nosso time de vendas!
Error: No feed found.
Please go to the Instagram Feed settings page to create a feed.