Planejamento e consórcio andam juntos para quem quer sair do aluguel
Redação Canopus
25 de agosto de 2022
Quem não deseja a casa própria? Nada melhor que morar em um imóvel que, definitivamente, é seu, sem depender de aluguel que, além de quase sempre sair mais caro, envolve não somente as suas necessidades, mas as do locador (caso ele precise, poderá tirar o inquilino).
Para sair do aluguel, é preciso planejar — e planejamento e consórcio andam juntos, de mãos dados, para ajudar você a ter seu imóvel próprio.
Veja como isso é possível, lendo o post!
O aluguel no Brasil
Para boa parte da população brasileira, o aluguel é uma solução para moradia. Impossibilitadas de comprar um imóvel à vista devido ao custo alto desse bem e também de arcar com juros de financiamentos, muitas pessoas optam pelo aluguel.
Mas o aluguel também não é uma opção barata: o preço do aluguel pode ser muito alto, dependendo da localização, do condomínio, da cidade, do estado.
O IBGE, em fins de 2015, divulgou que havia, aproximadamente, 12,4 milhões de imóveis alugados no Brasil. No espaço de 10 anos, a quantidade desses imóveis aumentou de 15,4% para 18,5%.
Se você sair do aluguel, certamente não contribuirá para que aquele percentual continue crescendo.
Planejamento para sair do aluguel
As nossas conquistas (especialmente, as que envolvem dinheiro) só se tornam possíveis à custa de planejamento. Planejar significa fazer as contas, calcular, projetar para o futuro.
É preciso, por exemplo, pesquisar o preço dos imóveis para ter uma noção de quanto será preciso para adquirir um. Decidir o melhor tipo de imóvel, como uma casa, um apartamento. O tamanho ideal do imóvel para você e sua família.
Enfim, é preciso comparar todas as opções disponíveis e começar a poupar, pois poupar ajuda a destinar uma parte de seu dinheiro a um objetivo específico. E poupar significa gastar menos.
Onde entra o consórcio
Avaliando as possibilidades para sair do aluguel, certamente você encontrará a opção de fazer um consórcio imobiliário residencial. Consórcio também é planejamento — na verdade, você se precisa se planejar para fazer um consórcio, considerando que terá um compromisso a cumprir.
Como muitas pessoas falam, o consórcio é uma poupança. Você deverá destinar uma parcela de seu salário ao consórcio (recomenda-se que essa parcela não seja superior a 30% de sua renda). A administradora que organizou o consórcio irá guardar seu dinheiro até você ser contemplado. Anualmente, haverá correções no valor da carta de crédito para que o poder de compra do consorciado não se perca.
Por esse motivo, escolha o plano de consórcio que mais se adequa às suas condições financeiras. No site da administradora, é possível fazer essa simulação, usando valores de parcelas ou do próprio imóvel.
Independentemente de qual imóvel está sendo oferecido no consórcio, com a carta de crédito em mão, você poderá comprar o que quiser.
Planeje-se para os lances
A contemplação no consórcio pode acontecer através de sorteios ou lances. Nos sorteios, não é preciso oferecer nada: você concorre em pé de igualdade com seus companheiros.
Mas, se desejar, você poderá fazer lances para adiantar sua contemplação. Por isso, vale a pena economizar ainda mais para participar dessas assembleias.
Uma das vantagens é que você pode usar seu FGTS para dar lances.
Compre seu imóvel
Sendo contemplado, você poderá comprar seu imóvel. Porém, seja qual for sua escolha, não deixe de negociar o preço final. Como o pagamento será feito à vista pela administradora, tente obter um bom desconto com o vendedor.
Tudo que sobrar do valor da carta será vantajoso para você: poderá usar 10% para cobrir despesas do imóvel comprado ou para quitar suas parcelas de consórcio.
Se quiser um bem mais caro, poderá usar o FGTS para completar o valor de crédito disponível. Outra forma de usar o FGTS é para saldar o consórcio.
Viu como planejamento e consórcio podem te ajudar a sair do aluguel? Já está participando de um consórcio imobiliário! Enriqueça o post com seu comentário!
Error: No feed found.
Please go to the Instagram Feed settings page to create a feed.