Posso usar meu consórcio contemplado para quitar financiamento?

blogcanopus

blogcanopus
10 de julho de 2018

consórcio contemplado

O consórcio é uma modalidade de compra que oferece muitos benefícios aos que dele participam, como ausência de juros, garantia do poder de compra, menos burocracia, flexibilidade na hora de usar a carta de crédito, possibilidade de usar o FGTS de diferentes maneiras em consórcios de imóveis residenciais e outras coisas.

Também é permitido usar a carta de um consórcio contemplado para quitar financiamento. Se você ainda não sabe como fazê-lo, esse artigo irá te ajudar a entender essa possibilidade. Confira!

Financiar e pagar juros

O financiamento ainda é a forma mais conhecida de aquisição de bens em curto, em médio ou em longo prazo. Hoje em dia, praticamente tudo pode ser financiado, ou seja, dividido em parcelas mensais durante um prazo específico.

Existem, contudo, de bens de valor mais alto, como os veículos e os imóveis. Os financiamentos embutem juros que são a garantia do banco contra qualquer problema de não-pagamento que venha a acontecer posteriormente. Geralmente, quanto maior o preço de um bem e maior o prazo, maiores serão os juros.

Não é novidade nenhuma que um consumidor pode adquirir um carro e, ao quitar o financiamento, ter pago o valor de dois carros. No caso de imóveis residenciais para população de renda mais baixa, o governo oferece alguns sistemas e programas que procuram reduzir ou limitar a taxa de juros.

Seja como for, nenhum financiamento pode cobrar juros maiores que os do mercado, ou seja, aqueles que foram definidos pelo Banco Central — se agir assim, o banco estará cobrando juros abusivos.

Além disso, o financiamento envolve outros custos, taxas e encargos que acabam pesando muito no bolso do consumidor.

Os consórcios, em regra, sempre são mais econômicos que os financiamentos. Basta que a pessoa tenha um pouco de paciência e espere ter seu consórcio contemplado por meio de lances ou sorteios.

Quitar financiamento com consórcio contemplado

Pela lei do consórcio, a pessoa que recebe a carta de crédito (após ter sido sorteada ou ter ofertado o lance maior) pode quitar financiamento com o valor dessa carta.

Digamos que você entrou no financiamento de um apartamento e, depois, participou de um consórcio de uma casa. Com o consórcio contemplado, você poderá quitar seu financiamento e pagar menores juros, já que estará antecipando seu pagamento.

As condições

Para quitar financiamento com consórcio contemplado, é preciso seguir algumas regras. Uma delas é que os contratos de financiamento e os consórcios devem ser subsequentes a 2009, sendo que ambos os contratos devem se referir a bens da mesma categoria, ou seja, um consórcio imobiliário só poderá ser usado para quitar um financiamento imobiliário.

Outro ponto a considerar é que o banco financiador e a administradora de consórcio devem concordar com a operação e a possibilidade de quitação de financiamentos deve constar no contrato de adesão do consórcio. A carta de crédito deve apresentar valor igual ou superior ao valor restante do financiamento — caso contrário, a operação não poderá ser concretizada.

As vantagens

Existem alguns benefícios em quitar financiamento com consórcio contemplado. Por exemplo, se a carta de crédito possui um valor mais alto que o do saldo do financiamento, o resto do dinheiro poderá ser aplicado para assumir custos com os documentos envolvidos no procedimento, como taxas de registro, tributos que incidem sobre a operação, gastos com cartório e outras coisas.

A pessoa também gozará de economia na compra do bem (veículo, imóvel), pois com a quitação antecipada, ele certamente se beneficiará com descontos e menores juros. Quitar o financiamento com carta de crédito ajuda, portanto, a pagar menos por um mesmo bem e isso representa planejamento financeiro eficaz.

Qual sua opinião sobre usar um consórcio contemplado para quitar financiamento? Já utilizou dessa estratégia? Aproveite e faça seu comentário sobre o post!

Instagram Canopus
This error message is only visible to WordPress admins

Error: No feed found.

Please go to the Instagram Feed settings page to create a feed.