Consórcio imobiliário: o melhor caminho para a casa própria
Redação Canopus
25 de agosto de 2022
O sonho da casa própria ainda é o maior sonho da população brasileira. E não é para menos! Vivemos em um país onde existem diferenças socioeconômicas extravagantes e a necessidade de moradia se torna mais preocupante quando vemos que muitas famílias não têm ode morar, vivem de aluguel ou em moradias precárias.
O consórcio imobiliário é uma ótima solução para você conseguir sua casa própria!
Veja o porquê, lendo o post!
O consórcio imobiliário não tem juros
Ao contrário dos financiamentos, o consórcio imobiliário não cobra juros, apenas uma taxa administrativa.
Apesar das vantagens de alguns financiamentos organizados pelo governo, com juros mais baixos, o consórcio ainda continua sendo a modalidade para aquisição da casa própria mais barata que existe.
Assim acontece porque a taxa de juros sempre aumenta o valor final do imóvel, gerando certo ônus para a pessoa. O consórcio imobiliário, ao contrário, não possui juros e garante que o consorciado possa adquirir seu imóvel em qualquer época durante o prazo do consórcio, través de reajustes anuais.
Você poderá ser sorteado ou dar lances para antecipar sua contemplação
O consórcio imobiliário pode durar até 10, 15 ou mesmo 20 anos. Contudo, dificilmente você precisará esperar tanto tempo para comprar seu imóvel.
Os sorteios periódicos dão a oportunidade de antecipação, ou seja, todos os consorciados que estão com suas mensalidades em dia participam dos sorteios nas mesmas condições de igualdade, podendo receber a carta de crédito se tiverem o número de sua cota sorteado.
Se desejar, o consorciado pode participar dos lances, que também acontecem todos os meses, antecipar o pagamento de algumas parcelas e receber a carta de crédito.
O consórcio imobiliário é flexível
Além das possibilidades de lances e sorteios, o consórcio imobiliário permite que você venda sua cota caso se sinta incapaz de continuar pagando as parcelas. A própria administradora poderá te ajudar nesse processo.
Em alguns consórcios mistos, é possível até fazer a “migração” de uma carta de crédito para outra de valor menor, facilitando a vida do consorciado.
Você não precisa comprovar renda, nem ter seu nome limpo para participar do consórcio. Porém, fique atento! Para receber sua carta de crédito, será feita uma análise de crédito; e o consorciado precisa, então, regularizar sua situação a fim de tornar o recebimento da carta um processo mais fácil.
Com sua carta de crédito, você poderá comprar o imóvel que quiser. Pode comprar uma casa, um apartamento, uma cobertura, uma chácara, um terreno e assim por diante.
E se o preço do imóvel que você deseja for mais alto que o valor da carta de crédito?
Não tem problema. Você pode completar a diferença e fazer sua aquisição.
E se for mais barato?
Você faz sua compra e ainda usa o restante do dinheiro para saldar parcelas do consórcio. 10% da carta de crédito podem ser usados para despesas do próprio imóvel, como registro, escritura, emissão de certidões negativas e outras coisas.
Você tem o direito de escolher até um imóvel usado se preferir. Ou, então, aplicar o capital em uma reforma na sua residência. E ainda existem outras possibilidades de uso do dinheiro: construir sua casa ou quitar um financiamento imobiliário.
O FGTS e o consórcio imobiliário
O consórcio imobiliário para moradia permite o uso do FGTS, ou seja, o consorciado pode oferecer uma parte do FGTS, ou mesmo sua totalidade, em um lance para antecipar a retirada da carta de crédito.
Pode também, depois de já ter recebido a carta, usar o FGTS para complementar o pagamento de um imóvel mais caro.
As exigências que a Caixa Econômica faz para liberar o FGTS é que você não possua nenhuma outra casa em seu nome na região e que o imóvel seja residencial.
Já possui casa própria? Já está participando de um consórcio imobiliário? O que pensa sobre o assunto? Faça seu comentário, diga o que pensa a respeito dessa incrível solução para adquirir a casa própria.
Error: No feed found.
Please go to the Instagram Feed settings page to create a feed.